quinta-feira, 17 de junho de 2010

Nossa História

Aos dezessete dias do mês de maio de mil novecentos e setenta e um, estando na cidade de Palhano, interior do Ceará, José Vieira da Silva, funcionário público do DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) sendo ele responsável pela construção do Açude do Boi Morto na cidade de Palhano e membro da Igreja Assembléia de Deus Bela Vista, resolveu celebrar um grande culto nesse dia acima citado, na praça do mercado público em um dia de domingo, tendo como seu cooperador o Ir. Antonio Ferreira de Lima. Ao concluírem este culto de adoração a Deus, duas almas renderam-se ao Senhor Jesus, sendo eles, José Rodrigues de Lima (conhecido como Zezinho da Felipa) e Francisco Correia.

Sentindo a necessidade de fundar um trabalho evangelístico nessa cidade, alugou um salão de propriedade do Sr. Victor, situado a rua Posidônio Barreto, após transcorrerem-se quinze dias, tomando conhecimento desse culto o Sr. Gilmar Lopes de Meneses, convidou os irmãos José Vieira e Antonio Ferreira para realizarem um culto em sua residência, no sitio Lagoa da Barbada, distante 8km de Palhano em uma noite de sábado, exatamente no dia seis de junho de mil novecentos e setenta e um. No final desse culto, quatro pessoas renderam-se ao Sr. Jesus, sendo uma delas Gilmar Lopes de Meneses, ficando assim dois pontos de pregação do evangelho, um na rua Posidônio Barreto e outro no Sítio Lagoa da Barbada.

No final de novembro de mil novecentos e setenta e um o Ir. José Vieira concluiu a construção do Açude do Boi Morto e mudou-se com o maquinário do DENOCS para a cidade de Aracati, onde iria construir desta vez o Açude de Medeiros, mesmo assim continuou dando assistência aos irmãos de Palhano.

Em outubro de mil novecentos e setenta e dois ao concluir o Açude do Medeiros, a Igreja em Palhano já contava com doze novos membros batizados pelo Pastor Isaac Januário, sendo esse responsável pelos trabalhos evangélicos no Palhano. No dia dezesseis de novembro de mil novecentos e setenta e dois, o Ir. Gilmar Lopes de Meneses, separado para o diaconato foi autorizado pelo Pastor Luis Bezerra da Costa (Presidente das Assembléias de Deus Bela Vista) para ficar cuidando das duas congregações (Palhano e Lagoa da Barbada).

Em setembro de setenta e três, o diácono Gilmar Lopes sentindo a necessidade de desenvolver o trabalho combinou com os irmãos para desmembrarem-se da Bela Vista e aderirem a Assembléia de Deus Templo Central de Russas, que na época era pastoreada pelo Pastor Raimundo Nobre da Silva. Desse período até abri do ano de dois mil e um o Ir. Gilmar Lopes ficou no Templo Central, mas ao ter notícia da prosperidade da Assembléia de Deus em Limoeiro do Norte, entrou em contato com o Ir. Raimundo Nonato de Castro, o desafiando para reabrir a Igreja Assembléia de Deus Bela Vista no Palhano. No dia trinta de abril de dois mil e um, encontraram-se no Sítio Lagoa da Barbada e no mesmo dia foi realizado um culto nessa localidade com irmão e amigos do Ir. Gilmar Lopes, sendo reaberta a Igreja Assembléia de Deus em Palhano.

Em Julho de dois mil e um, o Ir. Raimundo de Castro organizou uma grande Cruzada Evangelística, convidando a Ir. Isabel Cristina da Assembléia de Deus em Natal para pregar e as cantoras Eunice Ferreira de João Pessoa e Gracione Albuquerque de Mossoró, dando continuidade ao trabalho no Palhano.

No mês seguinte, agosto, o Ir. Raimundo de Castro e Ir. Marcílio Victor de Lucena Castro abriram oficialmente a Igreja Assembléia de Deus Bela Vista em Palhano na rua Pedro Rodrigues Severiano, até que o Ir. Gilmar Lopes fosse empossado como pastor responsável pela igreja, o mesmo ficou liderando a igreja até o dia treze de outubro de dois mil e seis. Por motivo de uma vez por semana o Ir. Raimundo de Castro dar assistência a igreja em Palhano, o Pr. Gilmar Lopes foi a sede das Assembléias de Deus Bela Vista em Fortaleza pedir para que fosse substituído pelo Ir. Raimundo de Castro que em sua visão seria a melhor pessoa para estar a frente da igreja em Palhano, no mesmo dia o Ir. Raimundo de Castro foi empossado e passou a dirigir a congregação.

Veja Vídeo Contando A História da Igreja em Palhano:

1 comentários:

Unknown disse...

Que igreja linda!!!!! Gloria a Deus!

Postar um comentário